Avançar para o conteúdo
Início » Notícias » Como escolher o inversor para seu sistema de energia solar?

Como escolher o inversor para seu sistema de energia solar?

O mercado de energia solar segue aquecido no Brasil, afinal, em boa parte do nosso território temos ótima incidência solar. E nada melhor que usar essa energia solar para gerar eletricidade para sua casa ou empresa, deixando com que ele pague sua conta de energia, não é mesmo?

Diante de muitas ofertas e principalmente muitas empresas que oferecem diferentes equipamentos, é comum a dúvida sobre como escolher a melhor opção. Mesmo com a facilidade de informação, quando se entra em termos mais técnicos, dificilmente o consumidor final vai conseguir diferenciar as diversas marcas e modelos presentes no mercado de inversores.  Logo, o objetivo desta matéria é trazer clareza para nossos clientes, a fim de fornecer embasamento suficiente para que eles consigam sempre fazer as melhores escolhas.

Os inversores são os equipamentos responsáveis pela conexão com a rede da concessionária e são eles quem fazem a conversão da energia em corrente contínua CC (gerada pelos módulos fotovoltaicos) em corrente alternada (CA), que é o tipo de corrente que seus equipamentos em casa utilizam.

Os inversores podem ser de três tipos, sendo eles on-grid, off-grid e híbrido, onde cada um destes tipos possuem suas particularidades. Hoje vamos focar nos inversores on-grid, que também são conhecidos como inversores conectados na rede e que podem ser divididos em duas categorias, os inversores string (ou inversor de parede) e os microinversores.

Os principais parâmetros a serem avaliados é o tempo de garantia que cada um oferece, além das suas proteções e tecnologias que os acompanham. Não aposte a segurança da sua família em um equipamento duvidoso, opte sempre por marcas reconhecidas e consolidadas no país e que possuam um pós venda bem avaliado, afinal são equipamentos que devem funcionar por muitos anos.

Dentre as marcas de inversores string mais vendidas no Brasil, a maioria consta com garantia de pelo menos 10 anos e aqui na ConcentraSol trabalhamos com as marcas mais consolidadas não somente a nível nacional, mas globalmente como Growatt, Fronius, Sungrow, Solplanet, Solis, Canadian, etc.

Já os microinversores oferecem garantias maiores, entre 12 a 20 anos, como é o caso dos microinversores Emphase, os quais oferecem 20 anos de garantia e são os mais utilizados em nossos projetos.

Outro motivo de atenção são os equipamentos adicionais que devem em muitos casos serem instalados juntamente com os inversores. No caso dos inversores string, alguns exigem proteções externas, tanto na parte CC (energia vinda das placas), como da parte CA (energia que vai para a rede). Nestes inversores geralmente os módulos são conectados um ao outro em uma só linha (ou fileira de módulos), então caso um único módulo apresente problema, toda a fileira de módulos onde este defeituoso esteja inserido poderá ser afetada.

Já nos microinversores, como a conexão é feita individualmente, isto é, cada entrada do microinversor comporta um único painel, cada modulo é monitorado individualmente e caso um venha apresentar falha, é possível diagnosticar com mais agilidade. Nas figuras abaixo trazemos exemplos do sistema de conexão com ambas as tecnologias.

Sistema com Micro Inversor
Sistema com inversor String

Outro aspecto a se considerar é caso o cliente pretenda expandir seu sistema futuramente, onde em um projeto com inversor string, em cada entrada deste equipamento só é possível colocar módulos da mesma marca e modelo e caso este inversor não seja dimensionado pensando nesta futura expansão, quando o cliente precisar expandir, será necessário a aquisição de um novo equipamento, além de que no momento da expansão aqueles módulos comprados anteriormente possam até já ter saído de linha, dificultando sua busca para compra.

Já nos microinversores, como cada entrada comporta um único módulo, esta expansão pode ser feita com maior facilidade, até mesmo utilizando módulos de diferentes potencias e marcas.

Entretanto, quando se fala no fator preço, os inversores string levam certa vantagem, pois são mais baratos se comparados aos microinversores.

Logo, foi possível perceber que ambas as tecnologias possuem seus prós e contras e caso sejam utilizados os equipamentos corretos e de qualidade, ambos atendem a diferentes demandas.

Nossa equipe de especialistas está de prontidão para lhes auxiliar na escolha do melhor custo-benefício, facilitando assim sua vida quanto a esse investimento tão importante e que irá garantir economia e segurança energética para o seu empreendimento. Confie em quem entende do assunto, confie na Concentrasol Energias Renováveis.

Restou alguma dúvida? Nos envie mensagem que vamos lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *